quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sacos de lixo ecologicamente corretos

Dia desses, quando recusei a sacolinha plástica numa loja, ouvi da moça do caixa: mas como você faz com o seu lixo? Não foi a primeira vez que me perguntaram isso. A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja:

Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.

Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, mantendo a base para baixo.

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.

Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:

Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!

Que tal?

Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

9 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a dica!

Vou tentar fazer os saquinhos de papel hoje a noite.


Evitar sacolas de plástico e reciclar o lixo eh o minimo que podemos fazer.

Lica disse...

Mudança simples que faz toda a diferença. Também vou adotar!

E vou passar para meus amigos e familia.

Lica

Simone disse...

Gente, uma coisa tão simples e não damos conta. Não dá nem trabalho fazer estes saquinhos, eu consegui e já vou deixar varios feitos.
Fiquei feliz em contribuir com o meio ambiente, vou ensinar meu filho que é pequeno ainda, a cuidar tarbém.
Obrigada,
Simone

Anônimo disse...

Adorei a dica...Vou ensinar para o maior numero de pessoas possível !!

Joana disse...

Sou professora e já sei o que fazer nas aulas de trabalhos práticos. Obrigada pela ideia genial, soscanasvieiras.
Meus aluninhos vão amar, tenho certeza!

Abraços,

Joana

Maria Regina disse...

SOS!
Acho muito bacana a forma como vocês abordam os assuntos neste blog. Tenho um afilho pequeno e uma adolescente e de vez em quando acessamos.
Legal desenvolver o espírito crítico de uma maneira inteligente, por isso quero fazer uma sugestão: Criar um espaço para o publico infantil, apesar que muitos aqui se aproveita.
Este da dobradura de jornal foi bárbaro. Nos distraimos e nos divertimos, passando o tempo e ao mesmo tempo refletindo sobre os ru mos de nosso planeta. Foi uma verdadeira "aula".
Obrigada,
Maria Regina

Sandra e Tomás disse...

Obrigada, Maria Regina, pela sua sugestão.
Vamos pesquisar alguma coisa interessante para esse público.
Aguarde!!!

Abraços,

Sandra Petersen/Tomás Petersen

Giovana disse...

Se cada um fizer um poquinho pelo planeta, quem sabe podemos salvar?

Gio

Anônimo disse...

Achei bárbara a sugestão, porém, enquanto a tençao recai sobre os sacos de mercado, quase todas as embalagens de leite de caixinha estao vindo agora com uma tqampa plástica. Para quê? Isso gera muuuito mais lixo plástico que sacos de mercado que sao reciclados como sacos de lixo.E o que dizer dos copos plásticos? Em outros países os copos de agua e afins são de papel encerado. Aqui, a indústria do plástico é forte e basta você cortar de um lado, que eles contra-atacam de outro. A consciência tem que ir muito além da sacolinha.