terça-feira, 22 de junho de 2010

E a praça de Canasvieiras?

Durante anos fiz veraneio com minha família em Canasvieiras. Há dois anos resido aqui por opção do meu coração. Pesquiso as coisas dessa terra adorável. Leio tudo sobre sua fauna, flora, política, história, geografia,colonização. Compro livros, faço xerox de documentos e artigos, pesquiso em arquivos, converso com os moradores daqui.

Fiquei sabendo que um grupo de pessoas, através da Associação Pró-Canasvieiras, na década de 80 lançou a idéia de fazer uma praça pública na grande área situada ao lado da igreja matriz de Nossa Senhora de Guadalupe.

Um dos mais entusiastas defensores dessa idéia é o meu amigo Otávio Ferrari Filho, que entre outras coisas me disse : "Este assunto foi apresentado aos Padres Léo e Irmundo. Instado o Padre Irmundo, chegou a contribuir com uma certa quantia para elaboração de um projeto para a Praça. Nos últimos tempos, Padres Jair e Nelson tomaram conhecimento da proposta, foram a favor."

Mesmo morando há pouco ouso perguntar : se a idéia nasceu no início dos anos 80, já estamos por completar 30 anos e nada se concretizou, o que é inacreditável ! Quais as razões da idéia não ter sido implementada ?

Os moradores mais antigos podem saber as causas dessa apatia, mas eu desconfio de algumas. Falta de liderança real que receba o apoio unânime da comunidade ? Falta de entusiasmo e de exercício total da cidadania das chamadas "forças vivas" locais ? Ou quem sabe, pessoas torpedeiam o projeto pelo mesquinho fato de não terem sido elas as autoras da idéia ? Ou o que é pior : será que empresários sem visão coletivista e comunitária querem aproveitar aquele espaço precioso para loteamento e construção de edifícios ?

As lideranças de Canasvieiras podiam se associar a todos os grupos representativos da sociedade local, desde clubes de serviço até às religiões de todos os credos, e pressionar vereadores, prefeito, deputados e governador para que ali se edifique uma monumental praça, com pista para caminhada, com quadras de vôlei e futebol sete,com parque de brinquedos para as crianças, com quadras para que escolas possam realizar práticas desportivas, com ampla arborização, bancos, mesinhas para a prática do dominó, dama e outros jogos.

Todos sabem que aumentou a longevidade do brasileiro e que em breve teremos mais de 30 % da população com mais de 70 anos. Quase metade da população de Canasvieiras é constituída por aposentados e já é grande na região o número de clubes da terceira idade. A praça também seria um local de encontro para os idosos.

Vamos apoiar a idéia da construção dessa praça antes que aquele belo espaço seja tomado pela argamassa. Canasvieiras clama por uma praça pública condizente com sua importância turística. Nossos idosos, estudantes e crianças precisam de uma praça planejada, condizente com a pujança de Santa Catarina.

Acorda, Canasvieiras !!!

James Pizarro

4 comentários:

Sandra Petersen disse...

Quando vim morar aqui imaginava aquele espaço com uma bela praça. Não temos opção de lazer em Canasvieiras, além do mar (poluído). Aquela "pracinha" ali perto da praia é uma VERGONHA. Não levo lá nem meus cachorros para dar uma volta, pois os mesmos podem voltar para casa infestados de carrapatos e pulgas. Aliás, já passei por este problema com Bóris e Babalu.
Com certeza, aqueles pais e mães que levam seus filhos até esta "pracinha" para se divertirem um pouco, merecem respeito e um local digno para suas crianças.
Sem falar na juventude e nos idosos, que precisam de um espaço saudável para se exercitarem, se distraírem, ou mesmo para conviver com outras pessoas.
ACORDEM, AUTORIDADES!!!
Façam alguma coisa útil em benefício da população.
Sandra Petersen

J Luis disse...

Mais ou menos um mes atras passei por esta famosa pracinha perto da praia e fiquei impressionado com o desleicho, sujeira e mato tomando conta do local. Fiquei imaginando que tipo de bichos e pragas devem ter ali e no mínimo carrapatos e pulgas saltam aos olhos.
É triste e vergonhoso além dos brinquedos enferrujados.
Dizem que a noite, ela é ocupada por outro público...consumidores de drogas, moradores de rua, cachorros de rua, etc..,...
enfim...o lugar é impróprio.
João Luiz

Anônimo disse...

Precisamos de fato de uma praça decente e aquele lugar lá no quarteirao da igreja seria mesmo PERFEITO.
O que falta para concretizar esse sonho?
Alguem pode responder por favor?

Miguel

Sandra disse...

Hoje passei perto da "pracinha". Notei que o mato foi aparado, assim como do entorno da mesma. P assaram uma mão de tinta nos brinquedos, está um pouco melhor, reconheço.
Mas essa observação não tira o desejo de ter aqui em Canasvieiras, um espaço com uma estrutura mais apropriada para o que entendemos por praça: que tenha bebedouros, bancos, mesinhas, quadras para esportes, pista para caminhadas, enfim...um lugar saudável para usufruirmos e convivermos com alegria, sem precisarmos sair do bairro para isso.
Como disse nosso amigo Miguel, o quarteirão da igreja N. Sra. de Guadalupe seria PERFEITO para esse sonho se concretizar.
Sandra Petersen