quarta-feira, 26 de maio de 2010

Você utiliza corretamente o sistema de esgoto?

A falta de saneamento transmite uma série de doenças, a maioria delas causada por micro-organismos eliminados pelo intestino. O corpo, como defesa, expulsa boa parte dos agentes causadores de doenças pelas fezes. Se o esgoto não é recolhido e tratado, volta ao ambiente e contamina outra pessoa, perpetuando o ciclo da doença. Por isso a importância do correto uso do sistema de esgoto.
Se você tiver alguma dúvida peça uma vistoria gratuita na sua rede de esgoto. O telefone da Casan é 0800-6430195.
Muitas pessoas simplesmente não sabem, se o seu imóvel está ou não ligado corretamente à rede de esgotos e se a sua água pluvial está tendo o destino correto. Se não existir rede de esgoto em frente ao imóvel, neste caso, solicite, em qualquer uma das agências de atendimento da Casan o serviço operacional "Ampliação de Rede".
A rede coletora de esgoto, assim como todo o sistema de saneamento básico, é um patrimônio de todos nós. Seu bom funcionamento depende, em grande parte, de sabermos usá-la corretamente. Isto é exercício de cidadania consciente!
Se você precisar de ajuda ou informações adicionais, o grupo SOS Canasvieiras terá o maior prazer em ajudar. Nossas reuniões são todos os sábados às 16 horas no Hotel Moçambique.

Jaqueline Rhoden

7 comentários:

Mariana disse...

Que bela maneira de conscientizar a população a usar o esgoto adequadamente. Resta saber se o povpo não vai ter preguiça de ler e ainda, de executar.
Mariana

Anônimo disse...

EU PARTICULARMENTE E INFELIZMENTE ACHO QUE A MANEIRA MAIS EFICAZ DE CONSCIENTIZAR É MECHER NO BOLSO, COM MULTA PESADA PARA QUEM NAO SE ADECUAR A LEI.

CARLOS FISCHER

Sandra Petersen disse...

Lembram o que aconteceu aqui no norte da ilha, na recente temporada???
UM SURTO ASSUSTADOR DE DOENÇAS, espantando turistas e moradores, vendas de imóveis perdidas, comércio à bancarrota, nosso bairro entregue à sorte (má sorte)...Tudo por conta do problema de esgoto.
Vamos nos informar melhor e agir para não se repetir este grave problema.
O tempo está VOANDO...e a próxima temporada está CHEGANDO!!!!

Sandra disse...

Aliás, o problema do esgoto foi UM deles. Não esquecendo da INSEGURANÇA a que estamos expostos dia após dia.
E outros mais....

Anônimo disse...

Um grande problema é que algumas pessoas pensam que o seu esgoto não é responsável pela poluição do mar. MAS É SIM! E se queremos uma mudança, temos que ser essa mudança. É muito fácil colocar a culpa nos outros.

Anônimo disse...

Eu utilizo corretamente o sistema de esgoto, mas o meu vizinho,nao,
Se eu tentar falar com ele, vou ser corrida de lá como uma enxerida, e ai, como se faz, para resolver essa pendenga? Se eu dedurar, ele vai saber que fui eu e isso nao vai dar certo.

Ana Chiquetti disse...

Na minha opinião vc deveria falar com ele sim! Explica as conseqüências da falta de tratamento de esgoto. E se mesmo assim, ele não tomar nenhuma atitude. Liga para CASAN e denuncia sim! É um dever seu. Não podemos nos omitir e fingir que esta tudo bem. Não esta! A situação é grave, pessoas estão adoecendo.
Você poderia inclusive convidar seu visinho para participar das reuniões.
Penso que ou as pessoas aprender da melhor forma ou devem ser punidas pelos seus atos. Não acho certo meus filhos ficarem doentes por irresponsabilidade dos outros.