quinta-feira, 20 de maio de 2010

Povo limpo, cidade limpa

Amigos!
Sou gaúcho de Porto alegre, tenho amigos em Canasvieiras. No final de semana passado, depois do almoço, queríamos passear, e pra minha admiração não se tinha nenhum lazer, nenhuma praça, nenhuma cafeteria, nenhuma loja. Canasvieiras... cidade fantasma, acabamos tendo que ir até a Lagoa da Conceição. Cafés... todos funcionando e sem lugar pra sentar, uma feira de artesanato na praça central... muitas pessoas indo e vindo, não se achava vaga pra estacionar, as lojas todas funcionando, uma maravilha. E Canasvieiras?

Voltamos à noite e fomos caminhar em CANASVIEIRAS... mais uma decepção, somente uma loja de revistas e uma sorveteria.... e muitas pessoas nas esquinas, grupinhos de suspeitos, sabe-se lá o que estariam fazendo e ao mesmo tempo nos causando dúvidas ao passar por eles. E o LIXO?... as lixeiras vazias, e sacos de lixo no chão, agora mudei um pouco de opinião a respeito do descaso das autoridades, os moradores também tem que ter bom senso e depositar o lixo no seu devido lugar. Canasvieiras... Canasvieiras... Help!

Paulo Garay

20 comentários:

João e Cinara disse...

A Lagoa da Conceição também tem seus problemas. Lá existem pessoas que não se preocupam com limpeza, nem de suas casas, quem dirá das ruas. Basta dar uma caminhada pelas ruas após uma noite de balada...porém lá existe VIDA, lugar aonde ir, gente circulando. É uma lástima termos que sair daqui, que é um belo lugar, para termos um pouco de lazer na Lagoa.

Daniela disse...

Essa questao do lixo jogado e acumulado em qualquer lugar é pura falta de educação. Aas pessoas não gostam de ser chamadas a atenção e partem logo para a baixaria quando na verdade deveriam parar, olhar, e ver se fica legal, se combina com a natureza um simples papelzinho ou latas, cigarro, tudo pelos cantos. Nas paradas de onibus é um cinzeiro a céu aberto e os fumantes porcos não tem vergonha.

Daniela

Sergio disse...

Isso que algumas pessoas estão descobrindo agora, infelizmente, nós moradores de Canasvieiras já sabemos faz tempo. Lazer por aqui... só em casa! Bares, lanchonetes, restaurantes e cafeterias???? nem pensar ! Ou são sujos ou cobram o olho da cara, sem falar os que fecham para o almoço e o jantar. Canasvieiras já foi melhor e quem sabe agora com o movimento SOS consigamos resgatar a sua auto estima (e a nossa também), vamos todos juntos nesta!!!!!!

Marcos Vinícius disse...

Se observarmos bem notaremos com olhos de ver, que Canas precisa de uma revitalização. Além da sujeira nas ruas, nos terrenos baldios, nas esquinas, lixeiras mal conservadas ou inexistentes, muitos imóveis precisam de uma pintura, jardins precisam de cuidados, arvores precisam ser preservadas e não cortadas por que caem folhas e o comércio????Com certeza os comerciantes precisam adquirir espírito empreendedor, investir mais e não só se preocuparem em "explorar o turista" em dois ou tres meses e no resto do ano, irem "empurrando com a barriga".
Por estas e outras que Canas está do jeito que tá....ABANDONADA Á PROPRIA SORTE!!!!

Clecy disse...

É muuuuito feio messssmo o estado de alguns imoveis, principalmente nas ruas centrais onde não deveria ser assim. É o cartão postal que está em evidencia. Atualmente, a tinta não está tão cara e um revesamento entre as pessoas que moram nestes lugares para passar umas mãos de tinta, até valoriza a sua casa e não sairia tao caro assim.
Fica aqui m inha sugestão.
Obrigada.

Anônimo disse...

Sr. Paulo, já deu pra ver que o senhor colocou "o dedo na ferida", mas valeu!!!!!

Alcides disse...

Na Lagoa, as pessoas são diferentes, mais sociáveis, maios festivas, costuma-se dizer que lá convivem todas as "tribos" em harmonia.
Canasvieiras é pacata, as pessoas dormem cedo, reclamam de barulho...
Mesmo com estas características, logicamente que aqui em Canasvieiras poderia haver mais ordem, um visual mais atrativo, limpo, praças, lazer, não só o mar...assim mesmo "daquele jeito" que já foi amplamente mencionado.
Há muito o que melhorar, definitivamente....
Abraços a todos com o desejo de que mude este panorama.
Alcides

Sandra Petersen disse...

Eu e minha família moramos aqui há dez anos. Infelizmente, percebi que MUTIRÃO não faz parte da mentalidade local. É cultural "esperar pelos outros", "julgar, cobrar, reclamar", mas na hora em que se solicita empenho, colaboração, participação, poucos agem assim.
Sinto muito dizer, mas frequentemente, quando alguém se propõe a mudar alguma coisa para melhor, esta pessoa é até boicotada, quando não menos frequente, até ameaçada.
Mesmo assim, estamos aí, neste movimento chamado Sos Canasvieiras, tentando fazer o que nossa consciência pede: LUTAR PARA MUDAR O QUE ESTÁ ERRADO E TORNAR NOSSA CASA, NOSSA COMUNIDADE E NOSSO BAIRRO MUITO MELHORES DE SE VIVER.
Tomara que consigamos!!!!

Anônimo disse...

LAGOA DA CONCEIÇÃO, LINDA, MARAVILHOSA, PRINCESINHA DA ILHA...
CANASVIEIRAS...LINDA, MARAVILHOSA, NATUREZA TAMBÉM EXUBERANTE, PORÉM CARENTE DE PESSOAS QUE A VALORIZEM, QUE CUIDEM DELA E QUE LUTEM PARA ELA NÃO MORRER.
MUITO TRISTE O ARTIGO POSTADO AQUI MESMO NESTE ESPAÇO ONDE DIZ: "CANASVIEIRAS MORTE ANUNCIADA". ALI TRADUZ COM EXATIDÃO O QUE SE PASSA AQUI. QUE POSSAMOS REFLETIR E MUDAR, NOS CONSCIENTIZANDO QUE NÃO DÁ MAIS PARA DEIXAR DO JEITO QUE ESTÁ E PRINCIPALMENTE SERMOS GRATOS A ESTE PEDACINHO DE TERRA GENEROSO QUE NOS BRINDA COM UM SOL RADIANTE COMO O DA FOTO ACIMA...!!!!
DANIEL

Martin disse...

Paulo, você foi muito "elegante" em dizer que estes grupinhos nas esquinas são de "suspeitos".

Anônimo disse...

O pessoal fecha cedo seus estabelecimentos por que não tem movimento....não tem movimento porque já se sabe que está tudo fechado, então nem se sai de casa...e assim é um círculo vicioso. O que falta são ações concretas para conquistar públicos, como promoções, por exemplo...temos bons restaurantes, mas funcionam mesmo só na temporada. Quem sabe poderíamos, juntos, organizar em Canasvieiras um corredor gastronômico, mesmo que só aos finais de semana, com grandes promoções, cardápios especiais, etc...os empresários poderiam se juntar e brindar a clientela com essas ações. Mas não, geralmente eles se reúnem para combinar preços iguais, para ELES não perderem lucros, esquecendo que neste caso, a concorrência é uma saída inteligente.
Para se sair da MESMICE e da ESTAGNAÇÂO, é preciso mais espírito empreendedor e MENOS, BEM MENOS ganãncia....

Sandra disse...

Ganância não é uma boa pedida. No dicionário, ganância é muito negativo, portanto, não esperamos NEM MENOS ganância, o que QUEREMOS é CRIATIVIDADE. Em tempos de crise, só com CRIATIVIDADE E VONTADE DE MUDAR, é que poderemos percorrer o único caminho que nos leva ao DESENVOLVIMENTO.

Altino disse...

Povo LIMPO, cidade LIMPA.
A cidade onde moro é assim; Curitiba - PR

Anônimo disse...

Olha gente, comparar nossa cidade com Curitiba é coisa de gente sem noção. Somos um povo simples humilde que não tá nem ai pressas frescuras que mal tem um pouco de sujeira se temos que pagar para a prefeitura limpar e se eles não fazem nada estamos botando dinheiro fora. A Lagoa também é um lixo, cheia de drigados mas é a lagoa, né, então vamos cuidar das nossas vidas e deixar a dos outros em paz e esse site tá se tornando ridiculo porque quem diz o que quer também tem que ouvir o que não quer....

Sandra disse...

É.... Na hora de colher os frutos do nosso trabalho, da nossa persistência, pessoas como esta, que não se identificou, também serão beneficiadas.
Fazer o quê????
Sandra Petersen

Paulo G disse...

Amigos!

Pois é...como vou falar...estou sem palavra com este nosso "amigo" anonimo,que postou a mensagem em 07/06/10 as 06:27.Bem, em primeiro lugar não queremos comparações,somente,exemplos...outro,povo humilde,pode ser...limpo, organizado e educado.Como o "Senhor" falou...a "Lagoa é um Lixo",a Lagoa tem um movimento SOS muito organizado,eles estão limpando o Bairro,o senhor morou lá? Vejo que o cidadão é uma pessoa de "conhecimentos",precisamos que o amigo trabalhe conosco,ficariamos lisonjeados.Grande Abraço.

Anônimo disse...

Muito bem!!!
Não podemos nos calar....Precisamos REAGIR!!!!

Jorge Rolim disse...

Desde quando humildade é sinônimo de desleixo?????

Carlos disse...

Pra que atacar este blog, que é o veículo de comunicação e divulgação deste movimento? Chamá-lo de ridículo não contribui em nada para tirar Canasvieiras da situação em que se encontra.
E mais, o papel deste é mostrar a realidade e não se calar diante da falta de educação e da incompetência de quem quer que seja.
Parabéns SOS CANAS!!!!
Continuem seu trabalho.
Vocês tem meu apoio e de minha família.
Carlos Gomes

C arlos Gomes disse...

Até porque CENSURA JÁ ERA....