sexta-feira, 28 de maio de 2010

Animais de rua: um problema de todos

Um dos grandes desafios das administrações municipais nos dias de hoje é a superpopulação de animais de rua. Infelizmente é colocado em último lugar na fila de prioridades.

Sabemos que os animais de rua são transmissores de várias doenças, atacam pessoas, causam acidentes de trânsito, mexem no lixo. Conforme orientação da Organização Mundial de Saúde, não há outro meio de solução encontrado para o problema que não passe pela esterilização em massa, considerando o alto índice de natalidade dos animais de rua. Para citar um exemplo da OMS, se uma cadela, em seu ciclo de reprodução não perdesse nenhum de seus filhotes, em apenas seis anos geraria em torno de 67 mil novos animais. Isso mesmo. Um número assustador.

A solução é a esterilização em massa, além de uma ampla campanha para que as pessoas não abandonem seus animais pelas ruas, como fazem atualmente. O extermínio, além de crime, é uma barbárie, e não soluciona o problema, que reside no grande índice de natalidade e no abandono injustificado que as pessoas fazem. Recolher os animais das ruas para um depósito também não é a solução, que além de gerar grande despesa, cria um grande foco de doenças. Estaríamos apenas mudando o problema de lugar, escondendo-o da sociedade.


Na Coordenadoria do Bem Estar-Animal são realizadas castrações gratuitas para animais de pessoas que:

• Residam dentro do município de Florianópolis;
• Tenham renda de até 3 salários mínimos;
• Animais de rua desde que tenham acompanhamento pós-cirúrgico de um responsável;
• Apresentem originais e cópias de comprovante de renda, comprovante de residência e identidade

Para marcar a cirurgia compareça na Coordenadoria trazendo os documentos acima mencionados, marcaremos uma data e nesta o animal deve ser conduzido ao Centro Cirúrgico onde é realizada a cirurgia.

Se você não tiver condições de levar seu animal até o Centro Cirúrgico, entre em contato: (48) 3237-6890, pois exitem voluntários cadastradores na maioria dos bairros da cidade. Os voluntários cadastradores marcam a data em que o carro passa no bairro para pegar os animais e os leva ao Centro Cirúrgico para realizar a cirurgia.

Endereço da Coordenadoria do Bem Estar-Animal: SC 401 - ao lado do Cemitério do Itacorubi
Telefone: (48) 3237-6890


Fontes:
http://www.portaldiario.info
http://www.pmf.sc.gov.br/bemestaranimal/

4 comentários:

Mariana disse...

tem gente que acha que dar salsicha com chumbinho para os caes e gatos resolve o problema.

Maurício disse...

É uma pena e um caso de saúde pública o que fazem com estes bichos. Os donos merecem, sim, as mais severas multas., Como fazer?
Maurício

Carlos Gomes disse...

Muito bacana a maneira de colocar esse problema em evidência. Conscientizar a população é um trabalho que exige paciência e perseverança. Nota-se que poderia-se fazer muito mais, porém as campanhas de conscientização geralmente são ineficazes.
Peca-se pelo exagero e pelo baixo nível.

Lara disse...

Vamos sim, esterilizar nossos animais com responsabilidade. O que não dá para aceitar é exterminá-los sem dó nem piedade.