sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Mais uma ilegalidade envolvendo o Rio do Braz



Ana Echevenguá, moradora de Cananasvieiras, Florianópolis, SC, Brasil.

Recebi esta mensagem, em 02 de outubro de 2013, às 14:53.

“O descaso com saneamento básico segue e prossegue no Norte da Ilha por parte da CASAN.
Hoje pela manhã a minha parceira do Coral Vozes em Sintonia e companheira de muitas lutas em Canasvieiras, Clarisse, em sua caminhada cedinho, mais uma vez viu o descaso de pessoas que se acham donos da Praia.
Ao lado do trapiche de Canasvieiras tem o famoso Rio do Braz, que todos sabem a problemática. Pois bem, ali uma retroescavadeira de uma obra (construção predial) estava simplesmente abrindo caminho do Rio do Braz para desaguar os dejetos cloacais, e todas as impurezas, em nossa Baía de Canasvieiras. O buraco já era tão grande que tinha, mais ou menos, de 4/5 metros de largura, passando por de baixo do trapiche, dificultando inclusive a passagem de pessoas para o outro lado e até para subir em direção aos barcos.
Estes empresários do Ramo Imobiliário não tem noção mesmo.
Não podemos ficar quietos. Nós todos somos responsáveis. Os Donos de Barcos precisam denunciar este desmande. Os moradores que presenciam isto regularmente também.
GENTE, ACORDEM! Estão poluindo dia após dia o nosso MAR.
Que praia iremos entregar para nossos turistas, para nós moradores. Chega, né?! Junto comigo tem pessoas que também estão ajudando (...) Mas, precisamos de todos!”

Como a mensagem foi repassada para vários destinatários, um deles assim respondeu:

“Sugiro, encaminhar o fato preferencialmente registrado em B.O. às Ouvidorias do Estado (FATMA, AGESAN, POLICIA AMBIENTAL e MPE) e ainda ao ICMBio, IBAMA, Prefeitura e suas Secretarias. E, em especial, à MIDIA E MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL.

Pelos conhecimentos que tenho, nenhuma movimentação de areia e/ou outro material no local poderia ser feita sem licenciamento competente.

Acredito importante também encaminhar denuncias aos emails dos representantes dos citados órgãos.

Existe o problema do EFLUENTE (esgoto) dito tratado na da ETE derivar para o citado Rio, quando deveria ser lançado em outro local, que representa um descaso, talvez crime ambiental. Agora, mais isto”.


Outro morador de Canasvieiras, também indignado, cedeu-me as imagens do fato narrado pelo senhor Falcão.

Não vou citar nomes. Mas, a situação é realmente caótica. Um crime ambiental atrás do outro. Comprometendo a nossa Baía de Canasvieiras. São duas tragédias anunciadas: o fim da balneabilidade e o descaso das autoridades!

Acho que devemos aproveitar as sugestões e começarmos, novamente, as reclamações aos órgãos competentes.

Quem sabe aparece alguém com boa vontade para reverter esse quadro!

3 comentários:

Iara disse...

Esta novela não tem fim, assim como a irresponsabilidade do poder público, da Casan e a acomodação da população.
Este descaso é uma afronta à natureza exuberante de Canasvieiras.

Iara

Anônimo disse...

O que falta para darem mais atenção a Canas além da poluição da praia um monte de mendigos nas ruas, fiquei impressionado com o abandono do bairro.

J. Carlos

Anônimo disse...

No blog do Moacir Pereira está escrito que o saneamento em S.Catarina evoluiu, segundo um levantamento de um órgão federal.
PIADA!.